Por que ter filmagem no casamento? - Por Ana Carolina Mariano

 

Oi, pessoal, tudo bem?

Meu nome é Ana Carolina, tenho 25 anos, e me casei em maio de 2017. Fui convidada pelo pessoal da Olhares – Foto e Filme pra conversar um pouquinho com vocês sobre a minha experiência com a filmagem de casamento.

Pra vocês entenderem melhor como surgiu a ideia do convite, vou começar esse texto contando sobre o meu envolvimento – enorme – com o universo dos casamentos. ;) 

 

Bom, desde que eu fiquei noiva, há dois anos (confesso que um pouco antes disso também – haha!), nunca mais parei de ler e estudar sobre tudo o que envolvesse o tema “casamento”. Identifiquei-me tanto com o assunto que criei um Blog pra compartilhar dicas, ideias e experiências com outras noivas. Mesmo agora, já casada, mantenho o conteúdo e o interesse pela temática; hoje, sobretudo, com o foco voltado para as experiências pessoais com o meu casamento! =)

E é a partir desse contexto que quero conversar com vocês. Pra mim e pro meu noivo, as lembranças do nosso “Grande Dia” sempre foram uma prioridade. Prova disso é que fotografia e filmagem foi o primeiro serviço que contratamos quando iniciamos os preparativos. No nosso caso, nunca cogitamos “não contratar a filmagem de casamento”. Sabíamos da importância desse registro pra nós e nos sentimos muito seguros em não abrir mão desse serviço, mesmo quando nosso planejamento financeiro saiu um pouco do previsto.

Acontece que, ao contrário de nós, muita gente acredita que a filmagem não compensa, que é um investimento que não vale a pena ser feito. Bom, meu papel aqui não é te convencer do contrário, até porque sou uma defensora fiel de que o casamento tem que ter a cara do casal e, principalmente, respeitar as vontades e as prioridades de cada um. Quero, apenas, levantar alguns pontos que considero importantes em relação a isso, e, sobretudo, relatar a minha experiência pessoal. =)

Acredito que muitas pessoas afirmem “não gostar de vídeos de casamento”, ou “não ter paciência para assisti-los” por dois motivos principais: primeiro, por ainda terem aquela ideia antiga de vídeos extremamente longos e cansativos, que retratam todos os momentos do evento, sem cortes e sem edição. Segundo, por terem visto vídeos de outros casamentos com os quais elas não tenham se identificado – não tenham gostado da edição ou de outros pontos que interfiram no resultado final do trabalho.

 Nesse sentido, cabe ressaltar, primeiramente, que, hoje, os vídeos de casamento já não se parecem em nada com aqueles de antigamente, com 2 ou mais horas de duração. Os registros, por exemplo, que são um tipo de vídeo comum entre os profissionais, apesar de trazerem todos os momentos da cerimônia e apresentarem, ainda, conteúdos da festa – caso haja – têm, em média, 30 minutos de duração. E essa é apenas uma das opções no mercado. Pra exemplificar, a gente tem os trailers, também, com os melhores momentos de tudo, editados em cerca de 5 minutos.

No que se refere ao outro argumento, pra mim, especificamente, é muito importante que vocês encontrem profissionais que tenham “a cara do casamento de vocês”. O que quero dizer com isso é que, muito além daqueles cuidados tradicionais que a gente já toma – de buscar referências, observar a qualidade do trabalho etc. – é bacana que vocês busquem fornecedores que entendam e respeitem o estilo do casamento de vocês, as prioridades e expectativas daquele dia. Você pode ter visto um vídeo de uma amiga que, embora tenha sido feito por um profissional super reconhecido, não tenha, necessariamente, o estilo que você procura. Ao contrário, você pode, simplesmente, não ter gostado do vídeo porque o fornecedor que ela contratou não tinha experiência suficiente pra esse tipo de trabalho.

Eu costumo dizer para as minhas amigas que, no que tange a esse serviço, é muito mais uma coisa de identificação mesmo, sabem?! De gostar do estilo de vídeo (e/ou de foto), da forma de trabalho, de ter um envolvimento... Afinal, são profissionais com os quais precisamos criar um laço de confiança muito forte, né?!

 

Eu já recebi as fotos digitais e os vídeos do meu casamento – o registro e o trailer, que faziam parte do nosso pacote, precisamente. E eu posso afirmar, com toda a sinceridade do mundo, que, por mais que as fotos sejam lindas, não tem nada mais emocionante do que reviver esse dia assistindo aos vídeos. Tudo bem que eu sou um pouco suspeita pra falar porque AMO essa coisa meio “piegas e romântica” do vídeo, das cerimônias e tal. Mas não teve uma pessoa que tenha assistido aos vídeos e não tenha conseguido sentir, de novo, a emoção que foi aquele dia! E não digo emoção no sentido específico da palavra, até porque nem todos os vídeos precisam seguir essa “vibe” romântica e emotiva... Digo em relação à energia mesmo. O seu vídeo de casamento vai retratar, exatamente, o tom da sua cerimônia, da sua festa. Pode ser completamente divertido, tocante, animado, emotivo, enfim. Depende da energia de vocês! 

 O ponto que, pra mim, é primordial, é a possibilidade de nós, noivas, assistirmos à cerimônia completa. Já pensou que você, tradicionalmente, não vai presenciar a entrada dos padrinhos, do noivo, dos pais e das crianças? A gente chega à cerimônia quando parte dela já aconteceu. E, por mais que você tenha registros fotográficos de todos esses momentos, as fotos não têm áudio, né?! Então, só pelo vídeo a gente consegue sentir a música, as mensagens, os votos... E é uma delícia, gente, de verdade!
Se eu puder dar um conselho pra vocês, sugiro que pensem com muito carinho sobre esse serviço! Pra mim, é a melhor recordação possível!


Desejo que o Grande Dia de vocês seja tão lindo e emocionante como foi o meu!


Com carinho,

 

 

Ana Carolina – Blog Bouquet da Noiva.

 

 

Please reload

Casamento - Rebecca e Matheus

9 dicas para você aproveitar o Dia da Noiva ou do Noivo

Nascimento da Esther

O amor gerou frutos | Bodas de 50 anos + Ensaio Família

1/8
Please reload

Confira também

Contato

Belo Horizonte, MG - Brasil

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Vimeo Icon

Vamos Conversar?

Belo Horizonte, MG - Brasil

contato@estudioolhares.com | (31) 97562-0702

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon