Dicas para as fotos protocolares

20 May 2016

É lindo quando as fotos protocolares ficam perfeitas e cheias de glamour, não é mesmo? Sabemos que é um momento meio tenso, ter a certeza de que todos os padrinhos, pais, pajens, damas e outras pessoas queridas não ficarão de fora ( e encontra-los no calor do início da recepção ou do fim da cerimônia) é um desafio. Para facilitar este processo e garantir que tudo vai ficar como sonharam, preparamos algumas dicas para vocês!

1/7

1.Avise sobre o momento

 

É essencial que todas as pessoas com as quais vocês desejam tirar este tipo de foto estejam cientes. Pode parecer óbvio que as pessoas saibam que esse momento irá existir, mas explicitar o momento exato ajuda bastante. O aviso pode ser feito previamente, durante a semana anterior ao casamento ou no próprio dia, pelo cerimonial. Este tipo de cuidado evita grandes tumulto ou que as pessoas sumam bem na hora da foto.

 

2. Cumprimentos x fotos protocolares

 

É claro que todos os convidados têm muito carinho por vocês e é completamente compreensível que ao vê-los, eles queiram cumprimentá-los pela linda cerimônia. Entretanto se durante o processo das fotos protocolares essas pessoas começarem a cumprimentá-los e pedirem fotos, existem duas grandes possibilidades (e que podem ocorrer simultaneamente) os padrinhos irem buscar um refrigerante ou salgadinho e sumirem e/ou vocês ficarem em pé por mais de uma hora, recebendo cumprimentos.

 

A situação mais adequada varia de acordo com o perfil do casamento. No caso de cerimônia e recepção no mesmo local, caso os dois ambientes sejam de alguma forma separados,  o ideal é permanecer no espaço da cerimônia, a menos que queiram fazer as fotos na mesa do bolo.

 

No caso das igrejas, algumas não permitem que as fotos sejam feitas em seu interior, caso elas permitam, peça ao celebrante previamente para solicitar que todos permaneçam assentados durante o breve momento das fotos (e a tendência é que elas ocorram mais rapidamente) por conta da proximidade e organização dos convivados.

Mas eu posso fazer as fotos dentro da recepção? Claro! Nesse caso o ideal é que tenha pelo menos uma pessoa do cerimonial para nos dar uma ajudinha, assim elas avisam a todos o momento dos cumprimentos.

 

3. Onde fazer as fotos?

 

Já começamos a falar no tópico acima, mas este tema pede uma atenção especial. Pensem quantos padrinhos vocês têm, são muitos? Vocês vão querer fazer uma foto com todos? Querem fotos divertidas? Se vocês farão apenas cerimônia, verifiquem com a igreja sobre as fotos na frente do altar. Caso não seja possível, perguntem se há outro espaço para que elas sejam feitas.

 

Se a recepção for em local fechado, alguma parede bem bonita no local ou simplesmente um espaço amplo e de fundo interessante atende muito bem! Agora, se quiserem fazer as fotos na frente da mesa do bolo verifiquem se existe espaço para os padrinhos aguardarem e tirar as fotos e também para nós , do contrário pode causar transtorno aos convidados que estejam sentados próximos à mesa do bolo.

 

4. Regra da Alternância

 

Sabem aqueles detalhes que passam despercebidos para a maioria dos convidados? Pois bem, este é um deles! A regra de alternância é simples e dá um toque todo especial na harmonia das fotos. Ela consiste em alternar os convidados em mulher e homem, ou seja, o casal que for ficar perto do noivo deve ter a madrinha ao seu lado e o padrinho na extremidade, já no lado da noiva, a situação inverte, o padrinho fica próximo à ela e a madrinha na extremidade.

 

5. Noivos não se separam

 

Essa é fácil! Quando forem tirar fotos não se esqueça de que o casal não deve se dividir, colocando os convidados ao meio deles. É o grande dia de vocês! Aproveitem juntinhos  <3

 

6. Qual ordem seguir?

 

Não existe uma regra, mas alguns cuidados podem ser tomados. Priorize as crianças e os não padrinhos (pais, avós), depois, os padrinhos mais velhos. Se forem tirar uma foto com todos os padrinhos, faça-a antes de começar as separadas, assim já ficam liberados.

 

7. Para sair bem na foto

 

Geral

  • Evite retrair o rosto ao sorrir, pelo contrário, projete-o levemente para frente

  • Tenha cuidado com a postura

  • Preste atenção na fotografia

  • Não tenha pressa, você é uma pessoa muito querida para os noivos, o registro precisa ser feito com carinho.

 

Homens:

 

  • Paletó fechado

  • Braços não levantam

  • Tome cuidado com a postura

  • Olhe para a câmera indicada

 

Mulheres

 

  • Braços abaixados

  • Se o vestido for muito aberto (o famoso bufante) na saia, será necessário estar levemente atrás dos padrinhos e do noivo.

  • Se o vestido for sereia, dê uma leve caída no quadril , colocando levemente o peso em uma das pernas, isso valoriza as curvas e afina silhueta

Please reload

Casamento - Rebecca e Matheus

9 dicas para você aproveitar o Dia da Noiva ou do Noivo

Nascimento da Esther

O amor gerou frutos | Bodas de 50 anos + Ensaio Família

1/8
Please reload

Confira também

Contato

Belo Horizonte, MG - Brasil

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Vimeo Icon

Vamos Conversar?

Belo Horizonte, MG - Brasil

contato@estudioolhares.com | (31) 97562-0702

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon